O Programa de Gerenciamento de riscos visa materializar por meio de documentos as diversas exposições aos quais os colaboradores estão expostos e proporcionar mais segurança nas empresas. Essas exposições, são denominadas como riscos físicos, químicos, ergonômicos e biológicos.
Através do Inventário de Riscos (parte do PGR) podemos qualificar e quantificar essas exposições, sempre buscando formas de controle e mitigação dos riscos.
As medidas de controle podem variar de acordo com o resultado encontrado no Programa de Gerenciamento de Riscos, com a seguinte ordem de prioridade:
- Medidas de Proteção Coletiva;
- Medidas Administrativas ou organizacionais;
- Medidas de Proteção Individual.
Para que as medidas de segurança sejam gerenciadas é necessário o desenvolvimento do plano de ações, visando gerenciar os riscos de forma clara e objetiva.
Por fim, é necessário definir o planejamento para cada recomendação de melhoria, esse planejamento se dá por meio de um cronograma, disponibilizado a empresa para que as medidas de segurança sejam acompanhadas.
Diante desse cenário, podemos concluir que o PGR (PROGRAMA DE GERENCIAMENTO DE RISCOS), deve ser elaborado por um profissional habilitado na área de segurança do trabalho e acompanhado continuamente, inclusive deve refletir eventuais mudanças no ambiente de trabalho que alterem as características dos riscos ocupacionais.